- Você tem dor, cólica , enjôo após a alimentação por Problemas na Vesícula e eu sei disso.
- Alimentos gordurosos são os que mais lhe causam estes sintomas lhe fazendo acordar de madrugada e até procurar auxílio hospitalar eventualmente.
- Ja fez Ecografia , Exames de sangue e sabe que tem de operar mas ainda não se decidiu . Está é a história da maioria dos pacientes que me procuram. Você e seus exames tem de ser analisados .
- Para conversar comigo é necessário marcar uma consulta, oportunidade em que esclareceremos todas as dúvidas. Acompanhe abaixo sobre como resolver este problema com segurança, qualidade e Excelência.

Cirurgia de Pedra na Vesícula
como é realizada ?
Dr. Noslen explica:

A Colecistectomia, também conhecida como a cirurgia para retirada da vesicula biliar, pode ser realizada por videolaparoscopia ou robótica, procedimentos minimamente invasivos usados para tratar doenças diversas que acometem este orgão ( também pode ser realizada por técnica aberta em alguns casos excepcionais ) . Nessa cirurgia sempre se retira as pedras / cálculos junto com a Vesícula Biliar e não só as pedras - uma dúvida bastante comum em consultório. Além de Cálculos na vesícula existem diversas outras doenças que podem indicar a retirada do orgão como inflamações , infecções , pólipos e até câncer. Entretanto o motivo mais frequente para a retirada da vesícula é a presença de cálculos que ocasionam cólicas, dores, diarréia e náuseas sobretudo no período pós alimentar. Em casos mais graves pode haver icterícia ( amarelão ) ou Pancreatite biliar associados ao deslocamento / migração dos cálculos para ductos nobres da árvore biliar.
Vou descrever como esse procedimento geralmente é realizado por Vídelaparoscopia :
-Insuflação do abdômen: Geralmente, é insuflado de carbono (CO2) no abdômen para criar espaço e facilitar a visualização e a manipulação dos órgãos internos.
- Manipulação dos instrumentos: Os instrumentos são usados para cortar e suturar tecidos, além de segurar a vesícula biliar e remover os cálculos.

-Anestesia: O paciente é geralmente submetido a anestesia geral para garantir
que esteja inconsciente e sem dor durante a cirurgia.
- Incisões: Faço pequenas incisões na região abdominal, geralmente de 0,5 a
0,8 cm de comprimento. Essas incisões são chamadas de portais e são usadas
para inserir os instrumentos cirúrgicos.
- Inserção instrumentos : Um laparoscópio, que é um tubo fino com uma câmera
na ponta, é inserido por um dos portais. A câmera me permite visualizar o interior
do abdômen em um monitor:
Remoção da vesícula biliar: é removida a vesícula biliar inteiro junto com todas as pedras. A vesícula biliar é desconectada dos ductos biliares e, em seguida, retirada do corpo através de um dos portais. Retira-se a Vesícula e todas as Pedras sempre. Fechamento das incisões: Após a remoção da vesícula, as incisões são fechadas com suturas discretas ou adesivos cirúrgicos. Detalhe da foto: Vesícula aberta expondo as pedras/cálculos do seu interior.




Na foto Dr. Noslen com as mãos empunhando as pinças e seu colega durante a realização de uma Cirurgia Videolaparoscópica para a remoção da Vesícula Biliar e Pedras / Cálculos.
Neste momento o colega segura uma câmera que é movimentado de acordo com anecessidade da cirurgia, ele é os olhos do Cirurgião neste caso.
Já na cirurgia Robótica não existe está necessidade de auxílio visto que o próprio cirurgião comanda o direcionamento da imagem através de Pedais .
A cirurgia videolaparoscópica é considerada menos invasiva em relação a cirurgia tradicional a "céu aberto" ( cirurgia pouco realizada atualmente , utilizada em serviços do SUS e em casos de complicações ), pois envolve incisões menores e recuperação mais rápida.
Já na Cirurgia Robótica os passos acima são semelhantes, mas o funcionamento e a abordagem cirúrgica nos portais do paciente são diferentes . Elenco abaixo as diferenças em relação ao supracitado no sistema Robótico Da Vinci , tecnologia que sou Certificado a usar, embora existam outras marcas e tipos de Robôs Cirúrgicos . Sistema Cirúrgico Da Vinci e Montagem de Uma Sala Cirúrgica:


- Posicionamento do robô - Docking robótico : O paciente é posicionado na mesa cirúrgica e o robô é posicionado e
aproximado sob orientações do Cirurgião.
O Cirurgião em campo estéril realiza os acessos das pinças cirúrgicas fazendo pequenas incisiões de cerca de 0,8 cm e posiciona os braços robóticos do sistema da Vinci em uma configuração própria para cada tipo de cirurgia e em relação ao perfil físico do paciente.
Geralmente, são necessárias de três a quatro pequenas incisões para inserir os instrumentos cirúrgicos e a câmera.



- Controle da console: Após eu criar os pequenos portais no paciente e introduzir as pinças que são seguradas pelos braços do Robô eu retiro a roupa cirúrgica Estéril e me desloco a um console de controle do Robô que fica próximo ao paciente ( a cerca de 1 a 2 metros de distância) e manipulo os controles mestres do sistema robótico para iniciar a cirurgia.
Esses controles transmitem os movimentos precisos das mãos do cirurgião para os braços robóticos, permitindo maior precisão e destreza durante a cirurgia.
- Manipulação dos instrumentos: eu faço o controle dos instrumentos robóticos com os controles da console. Os instrumentos são usados para cortar, suturar e remover a vesícula biliar, assim como na cirurgia laparoscópica tradicional. A destreza e a precisão oferecidas pelo sistema robótico permitem ao cirurgião realizar movimentos delicados e precisos.
- Visualização em 3D: Uma câmera tridimensional é inserida através de uma das incisões para fornecer ao cirurgião uma visão ampliada e em alta definição do campo cirúrgico. O cirurgião pode controlar a câmera e obter diferentes ângulos de visão. Este tipo de visão não existe na Cirurgia Videolaparoscopica, na qual o cirurgião opera visualizando um Monitor em 2 dimensões.
Na foto ao Lado Dr. Noslen no console Robótico realizando uma Colecistectomia Robótica ( retirada da vesícula biliar e as pedras/cálculos ) realizando a cirurgia através dos movimentos no console robótico e posicionando a câmera com os pés através de pedais.

A cirurgia robótica para remoção da vesícula biliar é um avanço tecnológico que permite realizar a colecistectomia com o auxílio de um sistema cirúrgico robótico. O sistema robótico mais comumente usado no mundo e nas minhas cirurgias é Da Vinci Surgical System.

A cirurgia robótica oferece benefícios potenciais, como maior precisão, menor perda de sangue, menor dor pós-operatória e recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia aberta tradicional. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e a decisão sobre o uso da cirurgia robótica é feita pelo cirurgião com base nas necessidades individuais do paciente, tanto cirurgia videolaparoscópica quanto Robótica conferem resultados cirúrgicos semelhantes com resolução completa do problema, embora na Robótica a recuperação do Paciente seja otimizada podendo o paciente ter alta hospitalar e retorno as atividades mais rapidamente.
Dr. Noslen


Formação:
- Graduou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
- Cirurgia Geral em Porto Alegre no Hospital Nossa Senhora da Conceição ;
- Especialização R3 Cirurgia Endócrina em Tireóide Hospital Nossa Senhora da Conceição ;
- Pós Graduação Cirurgia Robótica Robô Da Vinci S.i Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre ;
- Pós Graduação Cirurgia Robótica Instituto Morrel - Robôs Da Vinci S.i e X.i - Rede DOR - São Paulo
- Certificação Internacional em Cirurgia Robótica - Hospital Israelita Albert Einstein Cetec - São Paulo
- Professor do Curso de Medicina na Universidade Feevale - Ministrando as Cadeiras de Teoria e Prática Cirúrgica I e II .
- Plantonista em Emergências SUS de Trauma Cirúrgico por 7 anos, adquirindo Experiência e colocando em prática seu treinamento das Residências Cirúrgicas.
- Hoje dedica-se ao trabalho planejado e meticuloso, atuando em Cirurgias eletivas com atendimento a partir de seu consultório em Porto Alegre e consultas On-Line para todo o Brasil .
- Atuação dedicada à Parede Abdominal em Cirurgia de Hérnias Abdominais por Técnicas Minimamente invasivas sobretudo na Cirurgia Robótica:
- Membro da Sociedade Brasileira de Hérnia
- Médico Ativo Corpo Clínico Hospitais Moinhos de Vento, Hospital São Lucas da PUCRS, Mãe de Deus e Hospital Blanc.
Trabalho focado em :
- Quaisquer Hérnias da Parede Abdominal
- Cirurgia Corretiva de Diástase de Músculo Reto Abominal
- Cirurgia Revisional de Hérnias por Dor Crônica pós cirúrgica ou Recidivas de Hérnia
- CREMERS 39.989
- RQE Cirurgia Geral 30.556
Demais Cirurgias Realizadas pelo Dr. Noslen
Dr. Noslen Atua nos 4 melhores Hospitais de Porto Alegre, dentre eles o Hospital Moinhos de Vento , eleito o 3° Melhor Hospital da América latina.



