LIPOMAS / NÓDULOS / CISTO DE PELE : DIAGNOSTICO E TRATAMENTO
VOCÊ CHEGOU AO LUGAR CERTO !
O lipoma de pele é um tumor benigno comum que se desenvolve a partir das células adiposas. Sua etiologia ainda não é completamente compreendida, mas acredita-se que fatores genéticos e predisposição familiar possam desempenhar um papel na sua formação.
Clinicamente o lipoma de pele se apresenta como uma lesão única ou múltipla, geralmente macia ao toque, móvel, e de crescimento lento. Pode variar em tamanho e forma, podendo ser pequeno ou atingir dimensões maiores. Geralmente, não causa sintomas, mas pode causar desconforto se estiver localizado em uma área sensível ou se comprimir estruturas adjacentes.
O diagnóstico de um lipoma de pele geralmente é feito clinicamente, baseado na aparência das lesões e na história do paciente. No entanto, em casos de dúvida diagnóstica, pode ser necessária uma biópsia ou exame por imagem para confirmar a natureza benigna da lesão. O tratamento cirúrgico é o método mais comum para remoção de lipomas de pele.
A cirurgia geralmente é realizada sob anestesia local, e o lipoma é cuidadosamente removido através de uma incisão na pele. Em alguns casos, quando o lipoma é grande ou está localizado em uma área de difícil acesso, pode ser necessária a anestesia geral e uma incisão maior. Após a remoção, a recorrência é rara, mas em alguns casos, novos lipomas podem se desenvolver em diferentes áreas do corpo .
Não realizamos lipoaspiração de lipomas , acreditamos ser uma conduta equivocada e não diagnostica. O lipoma deve ser removido com sua cápsula integra para a análise histológica. A maioria dos casos de Lipoma trata-se de doença benigna , mas em nosso serviço, infelizmente , recebemos casos de recidiva de lipoma quando se tratava de um lipossarcoma e nao foi feito análise histológica da peça removida ( ou do conteúdo aspirado ).
O lipossarcoma é um tumor maligno que se desenvolve no tecido gorduroso. Ele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais frequente na coxa, abaixo do joelho e na parte interna do abdômen. Geralmente, ocorre em pessoas com idades entre 50 e 65 anos. O seu diagnóstico é dado por ressecção completa da lesão com sua cápsula íntegra. Em lipossarcomas o tratamento complementar pode envolver Radioterapia. Muita atenção !
Abaixo caso atípico : volumoso lipoma retrotricipital com 12 anos de Evolução . Detalhe da técnica cirúrgica realizada com ressecção ampla com zetaplastia e remoção do excesso de pele associado. Cirurgia sem pontos externos, utilizado suturas internas absorviveis e cola cirurgica para o Fechamento da Pele.







Pergunta Frequente :
Qual o Valor de Uma Cirurgia para retirada de um Lipoma ?
O custo em relação a uma cirurgia de lipoma é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos.
Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.
Parece simples, mas o valor da cirurgia de lipoma não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. A cirurgia de Lipoma pode ser feita em regime ambulatorial com Anestesia local , entretanto , em alguns casos maiores, a cirurgia em Ambiente Hospitalar é necessária . Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador, cirurgião auxiliar, custos do hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.
Necessita um atendimento em Saúde e Zela pela Qualidade ?
Então Invista na sua Saúde e Venha nos conhecer !
+ 12 mil Procedimentos Realizados
Clínica Referência em
Porto Alegre
95,5% de Satisfação

Depoimentos Ouvintes Rádio Gaúcha
Depoimentos google e doctoralia:



